Siga oGol no Twitter
      bet365
      Um oásis no deserto

      Cobresal busca outro 'milagre do deserto' para desafiar São Paulo na Libertadores

      E0

      Uma imagem aérea da região de Diego de Almagro expõe uma estrutura que completamente foge da normalidade: o estádio El Cobre é um oásis no deserto. Literalmente. Lá, o Cobresal constrói uma história singular no futebol sul-americano. Nesta semana, o clube soube que irá enfrentar o São Paulo na fase de grupos da Libertadores. Acostumado a "milagres", a equipe tentará mais um na Libertadores. 

      O início de temporada com três derrotas e um empate está longe de ser promissor, mas as memórias de um tempo onde o "milagre do deserto" surpreendeu o Chile trazem um alento. Quem vive em Diego de Almagro é a prova de que milagres, de fato, acontecem. 

      O oásis 

      Fundado em 1979 por trabalhadores locais e nomeado em referência a mineradora da região, o Cobresal foi, desde o início, carregado nos braços de seus torcedores. Que nunca foram muitos, já que o município de El Salvador tem uma população de menos de 10 mil pessoas. Bastián Monterrey, diretor de comunicações do Cobresal, conversou com a reportagem e contou um pouco dessa relação. 

      "Para El Salvador, foi um sonho ter uma equipe de futebol. Por isso, no final da década de 1970, a cidade propôs ter uma equipe profissional. Precisavam de um estádio com estrutura e, com a ajuda da empresa estatal Codelco e trabalhadores dela, construíram o estádio e da mesma forma, em 1999, com a ajuda do povo, ergueram as torres de iluminação", contou.

      No meio do deserto do Atacama, os trabalhadores e mineradores ergueram o estádio El Cobre, um oásis no deserto, um "monumento" que passou a ser, para muitos, a única opção de lazer da região. Felipe Escobillana, editor do site Redgol, principal diário esportivo do Chile, falou com a reportagem sobre a importância do estádio para a comunidade. 

      @Divulgação/Cobresal

      "O estádio El Cobre é um oásis no meio do deserto, já que El Salvador é um acampamento minerador de uma população flutuante. Na verdade, a capacidade do estádio é maior do que a população que vive no acampamento", contextualizou.  

      Entender um pouco sobre a origem de El Cobre é, também, entender as origens do Cobresal. Mas o oásis do deserto não será a casa do time na Libertadores. Apesar de ter recebido o torneio na década de 1980 e em 2016, El Cobre não atendeu as novas exigências da Conmebol e o Cobresal terá de jogar em Calama, no estádio Zorros do Deserto, casa do Cobreloa. Bastián Monterrey, que é, também, um torcedor do clube, garantiu que todos na cidade lamentaram muito a decisão.

      "É uma pena, pois El Salvador não tem mais que nove mil habitantes e o Cobresal é um clube que envolve muitas famílias, não chegamos a mais de mil pessoas por jogo, e não poder jogar na nossa casa é uma pena", lamentou. 

      A união entre clube e comunidade fará muita falta na Libertadores. Jogando longe de casa, o Cobresal se sentirá um pouco órfão no torneio, apesar de o presidente do Cobreloa considerar as equipes "da mesma família, como primos", pelas origens similares. O Cobresal é uma rara exceção na primeira divisão do futebol chileno, já que ainda segue o modelo associativo e, portanto, "pertence aos sócios e a El Salvador. O Cobresal e seu povo formam uma entidade que trabalham em conjunto", destacou Bastián.

      "El Salvador é um acampamento minerador e o Cobresal é muito importante para eles, a grande atração da cidade. Colocaram no time o apelido de 'Insuportavelmente vivos', porque muitas vezes a equipe é criticada por contar com pouca torcida (devido a ser de uma microrregião)", endossou Felipe.

      O milagre do deserto 

      O Cobresal conquistou nos primeiros anos de profissionalismo a segunda divisão do Chile e a Copa do Chile. Disputou, em 1986, a Libertadores da América, e terminou a edição invicto, mas com apenas um triunfo: foram cinco empates. A vitória foi justamente contra a Universidad Católica, com gol de Manuel Pedreros. 

      O clube voltaria ao cenário internacional três décadas depois, após um feito que ninguém esperava: em 2015, o Cobresal conquistou o Clausura chileno, maior título da história do clube. 

      @Divulgação/Cobresal

      "O título foi nomeado como 'o milagre do deserto' pela imprensa, já que o Cobresal ganhou em cima de Colo-Colo e Universidad Católica, duas equipes grandes. E teve muita emoção, porque o Cobresal faturou o título em casa, enquanto a Católica empatou com o Iquique depois de abrir 3 a 0", lembra Felipe Escobillana. 

      A combinação de resultados aconteceu na penúltima rodada, quando o Cobresal venceu o Barnechea por 3 a 2, também com drama: os visitantes haviam aberto 2 a 0. A virada, e o tropeço da Católica, resultaram no "Milagre do Deserto". 

      Na Libertadores de 2016, o Cobresal teve pelo caminho um brasileiro: o Corinthians. O Timão foi ao El Cobre e venceu por 1 a 0, gol contra do zagueiro Miguel Escalona. Em São Paulo, o Timão goleou por 6 a 0. Eliminado, o Cobresal só venceu uma partida, contra o Cerro Porteño, do Paraguai, em casa.

      Retorno para a Libertadores e encontro com o São Paulo 

      Nos últimos anos, o Cobresal conseguiu se firmar como uma força do deserto do Atacama no Campeonato Chileno, superando o "primo" Cobreloa, que só voltou para a elite com o título da segunda divisão em 2023. 

      "O Norte do Chile sempre teve o Cobreloa como a equipe mais importante. Nos últimos anos, com a queda do Cobreloa, que não é campeão há 20 anos, o Cobresal conseguiu ser um representante importante na elite", ressaltou Felipe. 

      Cobresal duela contra o Corinthians pela Libertadores @Getty Images

      Na última temporada, o Cobresal ficou perto de outro milagre e foi vice-campeão chileno, apenas um ponto atrás do Huachipato. A derrota para o Unión Española, por 1 a 0, na última rodada, custou o bicampeonato dos Mineiros. Apesar da boa campanha, a imprensa local não acredita que o time poderá fazer frente ao São Paulo no grupo B da Libertadores. 

      "Sinceramente, o Cobresal precisaria de uma grande surpresa para complicar o São Paulo. A mesma coisa para o Talleres e o Barcelona. De repente pode lutar por um terceiro lugar para jogar a Copa Sul-Americana, mas só a altitude de Calama (2.300 metros acima do nível do mar) pode ser um grande obstáculo (para os outros times). No Campeonato Chileno, começaram mal, não ganharam e o plantel é de poucos jogadores. Se eles focam na Libertadores, certamente podem ficar nas últimas posições (no campeonato nacional)", analisou o jornalista. 

      O técnico Gustavo Huerta tenta ser um pouco mais otimista, apesar de reconhecer o favoritismo das outras equipes do grupo. "Nos dão zero chances, principalmente pelo início ruim do campeonato. Mas queremos fazer boas partidas", começou por dizer.

      "São equipes grandes. O São Paulo, com toda a sua história, o futebol brasileiro, que está muitos passos distante do nosso futebol. Barcelona, a equipe mais importante do futebol equatoriano... Talleres também vem bem. Vai ser difícil, para alguns impossível, mas estamos nisso, vamos tentar fazer o máximo para representar o nosso país", prometeu. 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados

      Mercado treinadores
      Oficial
      Logo na segunda rodada, a Série B registrou a primeira queda de treinador. Nesta sexta-feira (27), o Avaí demitiu o técnico Eduardo Barroca após a derrota na ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      ViceGold 26-04-2024, 23:00
      Piranho 26-04-2024, 14:53
      Piranho 26-04-2024, 14:48
      Piranho 26-04-2024, 14:46
      Piranho 26-04-2024, 14:44
      joaoxsf 26-04-2024, 12:12
      ScPKoHx 26-04-2024, 07:40
      ScPKoHx 26-04-2024, 07:37
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:13
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:12
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:11
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:09
      ViniciusLopes 26-04-2024, 00:03
      grandejogadoor 25-04-2024, 22:21
      ScPKoHx 25-04-2024, 20:17