Siga o canal do youtube do ogol.com.br
    bet365
    O futebol na Índia

    Com estrelas mundiais, futebol na Índia vive nova fase: a Indian Super League

    E0

    O mundo do futebol tem um novo destino. A Índia resolveu investir pesado no esporte e criou a Indian Super League, campeonato nacional que contará com jogadores renomados no futebol mundial, como Alessandro Del Piero, David Trezeguet, Elano, Freddie Ljungberg, Mikael Silvestre, Nicolas Anelka e Robert Pires.

    O projeto, que conta com financiamento também da indústria cinematográfica indiana, espalhou pelo país oito franquias, que serão os times que disputarão a competição, que durará de 12 de outubro a 20 de dezembro. 

    O maior objetivo da liga é, com a mistura de jogadores locais com atletas de nome no futebol, desenvolver o esporte no país e qualificar a Índia para a Copa do Mundo de 2026. 

    A Indian Super League tem um acordo com o Atlético Paranaense, que cederá cinco jogadores de sua equipe sub-23 para disputar todo o torneio. 

    Os times participantes da liga, cada um com uma "estrela", são divididos por regiões do país. São eles: Atlético de Kolkata (Calcutá), Chennaiyin FC, Delhi Dynamos, FC Goa, FC Pune City, Kerala Blasters FC, Mumbai City FC e NorthEast United. Saiba mais sobre as equipes: 

    O Atlético de Kolkata, como diz o nome, em inglês, fica em Calcutá,  capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental. A equipe, que tem o brasileiro Jose Ramirez Barreto como assistente do técnico espanhol Antonio Lopes Habas, assim como as outras da liga, é uma mistura de jogadores nacionais com atletas de fora. 

    A maioria é de jogadores da Espanha, até pela origem do clube, uma espécie de "filial" do Atlético de Madrid. Além do treinador, são seis jogadores espanhóis, com grande destaque para o meia Luís García, de 36 anos. 

    Formado nas divisões de base do Barcelona, García já defendeu, além do time da Catalunha, o Atlético de Madrid e Liverpool, entre outros. Em Anfield, o jogador viveu seu ápice na carreira, conquistando a Liga dos Campeões da Europa na temporada 2004/05. 

    No sul da Índia, temos o Chennaiyin FC, de Chennai, capital e maior cidade de Tamil Nadu. A equipe tem como destaque o italiano Marco Materazzi, que será o técnico, mas também jogará. 

    O jogador de destaque anunciado pela equipe é o meia brasileiro Elano, que defendeu a seleção brasileira e clubes como o Manchester City, Santos, Flamengo e Grêmio. 

    A equipe ainda conta com outro brasileiro: Bruno Pelissari, jovem de 21 anos que estará cedido pelo acordo da liga com o Atlético Paranaense. Destaque também para o francês Silvestre, que já jogou em Arsenal e Manchester United. 

    A capital Nova Deli, sede do Governo da Índia, traz o Delhi Dymanos. Comandado pelo holandês Harm van Veldhoven, o time também conta com atletas com passagens pelo futebol da Europa. 

    O grande craque será o italiano Alessandro Del Piero. Ídolo e supercampeão pela Juventus, Del Piero deixa o futebol da Austrália para viver uma nova experiência na Índia. 

    A equipe contará com um brasileiro. Trata-se do atacante Gustavo dos Santos, de 20 anos. Nascido em Cascavel, no Paraná, Gustavo, assim como Bruno Pelissari, jogador do Chennaiyin, pertence ao Atlético Paranaense. 

    Goa é o menor estado indiano em território, mas o time que representará a região é um dos mais badalados da Liga. A começar pelo técnico: o FC Goa será dirigido por Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

    Dentro das quatro linhas, a equipe conta com o francês Robert Pirès, de 40 anos. O último clube de Pirès foi o Aston Villa, na temporada 2010/11. Mas o atleta, supercampeão no Arsenal de Thierry Henry, resolveu voltar aos gramados por uma boa causa: desenvolver o esporte na Índia. 

    Outro jogador de nome que defenderá o time e que também passou pelos Gunners e o lateral-esquerdo brasileiro André Santos, que estava no Flamengo. 

    A cidade de Pune representa o estado de Maharashtra com o FC Pune City, equipe dirigida pelo técnico italiano Franco Colomba, de 59 anos. 

    David Trezeguet é o principal jogador da equipe. O francês, com naturalidade argentina, estava no Newell´s Old Boys, mas, aos 36 anos, resolveu deixar Buenos Aires para se aventurar no novo destino do futebol mundial. 

    A equipe conta ainda com o meia grego Kostas Katsouranis, que veio ao Brasil defender o seu país na Copa do Mundo e atuou, entre outras equipes, em Panathinaikos e Benfica. Seu último clube na Europa foi o PAOK, da Grécia. 

    O inglês Trevor Morgan comandará o Kerala Blasters FC, equipe que representará o desenvolvido sudoeste indiano, região com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano. 

    A equipe tem em sua meta David James, experiente goleiro que atuará aos 44 anos. O arqueiro, que já atuou em Liverpool e Manchester City, defendeu a seleção inglesa em 52 ocasiões e foi titular em jogos da Copa de 2010, na África do Sul. 

    A equipe conta ainda com dois brasileiros: Erwin Spitzner, jovem defensor de 20 anos formado no Atlético Paranaense, e Pedro Gusmão, natural de Bacabal (MA), mas que também joga divisões de base do Furacão. 

    A gigante cidade Mumbai, importantíssima para a Índia, terá o seu representante. O Mumbai City FC, comandado pelo inglês Peter Reid, mandará seus jogos na cidade. 

    A equipe conta com importantes nomes na história do futebol na Europa. O experiente meia sueco Fredrik Ljungberg, de 37 anos, ídolo no Arsenal, será a principal estrela da equipe. 

    Outro jogador que fez história na Terra da Rainha e disputará a Indian Super League em Mumbai será o atacante francês Nicolas Anelka, que na temporada passada jogou no West Bromwich.

    A região Nordeste da Índia terá o NorthEast United. A equipe dirigida por Ricki Herbert, traz dois experientes nomes com história em Copas do Mundo. 

    Titular da Espanha na conquista da Copa de 2010, na África do Sul, o lateral Joan Capdevila, de 36 anos, será o principal nome da equipe. Após disputar a última temporada na Europa pelo Espanyol, o jogador decidiu por aceitar a proposta do NorthEast e tentar ajudar a desenvolver o futebol na Índia. 

    Além dele, Alexis Tzorvas, titular da Grécia na Copa da África, será o goleiro da equipe, que terá um brasileiro: Guilherme Batata, que disputou o Sul-Americano sub-17 e o Mundial da categoria em 2009, pela seleção brasileira. O jogador também estará cedido pelo Atlético Paranaense. 

    A tabela

    Com velhos conhecidos do futebol mundial, outros atletas estrangeiros não tão conhecidos, os jovens da base do Atlético Paranaense e jogadores locais, a Indian Super League terá seu início no sábado, dia 12 de outubro, com o duelo entre o Atlético de Kolkata e o Mumbai City, em Calcutá. 

    Pelo pequeno número de equipes (apenas oito), as rodadas terão uma ou, no máximo, duas partidas por dia, até a final. Serão, ao todo, 61 jogos. Os quatro primeiros colocados na primeira fase se enfrentam nas semifinais. A decisão acontecerá no dia 20 de dezembro. 

    Clique aqui e acompanhe tudo.

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados

    Libertadores
    Fla foi derrotado no Chile
    Mais uma vez sem jogar bem, o Flamengo foi derrotado no Chile pelo Palestino, por 1 a 0, e teve sua vaga nas oitavas da Libertadores ameaçada. Após mais um resultado negativo, o ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 07-05-2024, 21:01
    grandejogadoor 07-05-2024, 20:49
    ScPKoHx 07-05-2024, 20:07
    grandejogadoor 07-05-2024, 18:13
    henriquevale 07-05-2024, 16:51
    ScPKoHx 07-05-2024, 10:13
    ScPKoHx 07-05-2024, 10:10
    ScPKoHx 06-05-2024, 20:16