Siga o canal do youtube do ogol.com.br
    bet365
    'Chiqui' atua no Los Angeles FC

    Habilidoso, de seleção, alvo de polêmica... conheça Palacios, provável reforço do Corinthians

    O futuro da lateral esquerda do Corinthians está na América, ou melhor, vem da América. Diego Palacios, do Los Angeles FC, está perto de ficar livre no mercado e, segundo o jornalista César Luis Merlo, vai assinar com o Timão.

    A provável chegada do lateral equatoriano preencheria uma grande lacuna que se abriu no elenco corintiano. O veterano Fábio Santos se aposentou e Matheus Bidu se transferiu para o Vitória.

    Quem é Palacios?

    Diego Palacios tem apenas 24 anos de idade, nasceu na cidade de Guayaquil, e iniciou sua trajetória no Aucas, tradicional equipe de seu país. O apelido do lateral é "Chiqui", uma abreviação de Chiquito, ou baixinho, em espanhol, já que Palacios possui 1,69m de altura.

    Quando tinha apenas 18 anos, Palacios assumiu a titularidade do Alcas e rapidamente chamou a atenção do futebol europeu, onde já havia passado em 2015, quando realizou um período de treinamentos no Chelsea.

    O destino seguinte do lateral, por empréstimo, foi o Willem II, que estava na elite do futebol holandês naquela altura. Palacios chegou à nova equipe no posto de titular absoluto. Foram 32 partidas disputadas, todas como titular, nenhum gol marcado e três assistências distribuídas.

    A campanha do Willem II foi sólida, com um tranquilo décimo lugar na tabela de classificação. Ao fim da temporada, Diego recebeu propostas de equipes do Campeonato Holandês e, também Barcelona, onde defenderia a equipe B. A surpreendente decisão de Palacios, no entanto, foi de atuar na Major League Soccer pelo Los Angeles FC.

    "Diego é um jogador impressionante que obteve muita experiência atuando na Holanda. Estamos muito emocionados porque três grandes equipes da Europa o queriam e ele decidiu jogar em Los Angeles", declarou na época John Thorrington, dirigente do time norte-americano.  

    Vida na MLS e como joga

    Em quatro temporadas completas com a camisa do Los Angeles FC, na MLS, Diego Palacios foi o dono da lateral esquerda com 131 partidas disputadas. Nesse período, o defensor distribuiu 12 assistências e anotou um gol.

    Palacios foi titular em 119 desses jogos e totalizou mais de 10.000 minutos em campo pelo Los Angeles que, nesse período, fez um total de 157 duelos. Portanto, a disponibilidade do equatoriano é importante.

    O destaque nessa fase da carreira de Diego Palacios, certamente, é a conquista do troféu da MLS em 2022. Foi dele a assistência para Gareth Bale marcar, nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, o gol que levou a decisão para os pênaltis. Na disputa das penalidades, o LA venceu o Philadelphia Union por 3 a 0.

    Entre os principais atributos de Palacios estão a boa capacidade no apoio, com potencial inclusive de construir também pelo meio-campo, bem como um passe refinado e precisão nos lançamentos longos.

    Na defesa, Diego Palacios não possui a mesma desenvoltura que apresenta na fase ofensiva. Além do menor nível técnico a que era exposto na MLS, ficam as ressalvas para os lançamentos pelo alto em direção ao lado esquerdo do campo. A baixa estatura do atleta é algo que os rivais tentam tirar proveito.  

    Seleção e polêmica

    Diego Palacios é um atleta acostumado a defender a seleção do Equador desde as categorias de base. Em 2019, o lateral foi parte integrante de uma das melhores gerações de seu país.

    Naquele ano, os equatorianos conquistaram o Campeonato Sul-Americano Sub-20 e ficaram com o terceiro lugar no Mundial da categoria após baterem a Itália no jogo que valia o terceiro posto.

    A sequência natural foi chegar à seleção principal. Palacios disputou duas partidas da Copa América de 2021 e integrou o plantel equatoriano na Copa de 2022, apesar de não ter sido utilizado pelo técnico argentino Gustavo Alfaro.

    O jogador viveu uma polêmica com a Federação Equatoriana há cerca de seis meses. Convocado para os amistosos contra Bolívia e Costa Rica, Palacios não se apresentou em Nova Jérsei, onde a seleção se concentrou.

    De acordo com o diário Olé, o entorno do jogador teria dado a indicação que Diego Palacios teria perdido sua documentação e não conseguiu se comunicar a tempo com as autoridades da FEF. Apesar disso, Palacios defendeu o Los Angeles FC em embates contra o Houston Dynamo, o que causou desconforto. 

    Para o Corinthians, Diego Palacios pode representar um jogador jovem, ainda com potencial a ser descoberto, e que pode suprir uma carência importante no elenco. Depois de seguir a rota mais "fácil" no futebol norte-americano, Palacios não terá pela frente um desafio nada "Chiquito".

    Equador
    Diego Palacios
    NomeDiego José Palacios Espinoza
    Data de Nascimento/Idade1999-07-12(24 anos)
    Nacionalidade
    Equador
    Equador
    PosiçãoDefensor (Lateral Esquerdo)

    Fotografias(1)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Lateral interessante
    2023-12-27 12h23m por JP_Tricolor
    O Flu poderia passar logo o Marcelo para o meio-campo. Na lateral não dá mais
    Links Relacionados

    Copa Sul-Americana
    Sem liderança
    O Bragantino não foi bem no Chile e perdeu para o já eliminado Coquimbo por 1 a 0, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com isso, o Massa Bruta ficou na ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    vitor1997 28-05-2024, 19:49
    ScPKoHx 28-05-2024, 17:09
    Piranho 28-05-2024, 15:03
    Piranho 28-05-2024, 15:00
    gabriel2710 28-05-2024, 10:54
    Piranho 28-05-2024, 10:18
    JP_Tricolor 28-05-2024, 03:38
    JP_Tricolor 28-05-2024, 03:38
    JP_Tricolor 28-05-2024, 03:37
    JP_Tricolor 28-05-2024, 03:35
    Creed93 27-05-2024, 23:36